Dieta Dash Emagrece Mesmo? Resenha Completa

A Dieta dash se trata de um plano alimentar que tem como principal objetivo reduzir a pressão arterial, porém ela tem sido muito usada para ajudar a perder peso e controlar a diabetes. A sigla DASH vem te um termo em inglês que tem o significado de métodos para combater a hipertensão.

Nessa dieta será passado a quantidade correta para consumo de frutas, grãos integrais ou vegetais. Para que você consiga perder peso, a rotina deve ser mantida por um período correto para conseguir diminuir as calorias ingeridas no dia.

Como posso fazer a Dieta dash?

Essa dieta não foca apenas na diminuição do sal para ajudar na hipertensão, ela também melhora a saúde e a qualidade de vida, melhora os problemas de saúde como o colesterol alto, a obesidade, diabetes, e o melhor: você não precisa comprar alimentos especiais.

Como fazer a dieta?

Os alimentos que devemos priorizar durante a dieta são os que possuem alta concentração de fibras, cálcio, proteínas e gorduras insaturadas. Como por exemplo:

  • Frutas;
  • Legumes e verduras;
  • Grãos integrais, como aveia, farinha de trigo integral, arroz integral e quinoa;
  • Leite e derivados desnatados;
  • Gorduras boas, como castanhas, amendoim, nozes, avelãs e azeite de oliva;
  • Carnes magras, de preferência peixes, frango e cortes magros de carnes vermelhas.

A quantidade de sal ingerida deve ser de 2300 mg de sódio ao dia, o que no caso, equivale a uma colher de chá. Essa quantidade de alimento no seu cotidiano depende da quantidade de calorias que o seu corpo precisa por dia, e vai ser calculado pelo seu médico, podendo variar de gênero, prática de exercícios físicos e doenças associadas.

Além do mais, é extremamente importante fazer exercícios físicos todos os dias, pois ajuda a diminuir a pressão arterial e o controle do sobrepeso, melhorando a saúde em um geral.

Dieta dash funciona

Alimentos que devem ser evitados

Alguns alimentos não devem ser consumidos nessa dieta, como:

  • Doces e alimentos ricos em açúcar, incluindo produtos industrializados como biscoitos recheados, refrigerantes, achocolatados e massas prontas para bolos;
  • Alimentos ricos em farinha branca, como biscoitos, macarrão e pão branco;
  • Alimentos ricos em gordura saturada, como carnes vermelhas ricas em gordura, salsicha, linguiça, bacon;
  • Bebidas alcoólicas.

Diminuir a quantidade ingerida de sal e alimentos que contém sódio, como salsicha, sopas, linguiça, comida pronta, congelada, vai ajudar a fazer com que a Dieta dash tenha mais resultado sob seu corpo.

Lembrando que é muito importante não ultrapassar a quantidade de 2300 mg de sódio, mas cada pessoa terá uma quantidade a propriedade dependendo do seu corpo, por isso é indispensável passar com um nutricionista para que seja feita uma avaliação individual do seu corpo e seja criado um plano alimentar pensando apenas em você.

Algumas dicas para diminuir a quantidade de sal ingerida

Abaixo separei algumas dicas para reduzir o sódio e o sal da sua alimentação:

  • Focar em alimentos que sejam naturais e frescos, se caso você for comprar comida congelada ou enlatada escolha os que tiverem menos sal ou sódio;
  • Olhar as informações nutricionais dos alimentos e sempre comparar a quantidade que eles contêm, optando sempre por aqueles que tem menos quantidade;
  • Para melhorar o sabor da comida você pode optar por usar ervar aromáticas, limão, canela, vinagre ou cúrcuma;
  • Evita o consumo de molhos do tipo mostarda, maionese, ketchup, molho de soja, inglês e salgados;
  • Deve ser evitadas carnes defumadas, processadas ou em conserva.

Como devo fazer a Dieta dash?

A Dieta dash pode ser usada para a perda de peso, já que diminuindo a quantidade de alimentos consumidos por dia são melhores que as calorias que o seu corpo precisaria para conseguir manter o peso dele.

Outras estratégias, como o início da prática de exercícios físicos, reduzir o consumo dos carboidratos, tomar chás que possuem ação termogênica, tudo isso auxilia na perda de peso e podem fazer parte da Dieta dash ajudando a potencializar seus resultados, causando um controle no peso.

Dieta dash

A Dieta dash realmente vai me fazer perder peso?

A Dieta dash tem sido uma opção muito procurada entre as pessoas para perder peso, isso porque ela não se trata de uma dieta agressiva que vai te fazer ficar sem comer ou comendo quase nada por dia como a grande maioria.

Porém ao mesmo tempo ela traz resultados já que para manter o peso que você está, seu corpo demanda de uma quantidade certa por dia de calorias, quando damos a ele menos, ele terá que diminuir o sobrepeso para conseguir aguentar.

E é exatamente isso que a Dieta dash faz, porém, além de fazer com que o consumo de calorias diminua, você também vai praticar exercícios e comer alimentos e tomar chás termogênicos que vão ajudar ainda mais nesse processo.

No que os chás termogênicos podem auxiliar na Dieta dash?

Pra quem não sabe, quando um alimento possui ação termogênica, ele tem o poder de acelerar seu metabolismo fazendo com que a queima de gordura seja feita de maneira mais rápida que o comum.

Faz com que o corpo utilize a gordura armazenada como fonte de energia, queimando essa gordura e transformando ela em energia para o cotidiano.

E a prática do exercício físico juntamente com essa ação fará com que seu corpo funcione de maneira correta, queimando mais gordura e refletindo diretamente na sua balança, diminuindo suas medidas e seu peso automaticamente.

Afinal, a Dieta dash vale a pena?

Sim, mas não posso deixar de destacar que é muito importante que você faça um acompanhamento com o nutricionista, pois cada corpo funciona de maneira totalmente individual, seu organismo é único e ele precisa de uma atenção especial.

Cada plano alimentar será diferente do outro, vai dar mudança na quantidade de calorias ingeridas ao dia, no sódio, no sal, tudo pensando no melhor para seu corpo e organismo.