Benefícios da beterraba: Resenha Completa

Uma raiz que muita torce o nariz quando ouve falar. De sabor marcante, poucos sabem sobre os benefícios da beterraba. Podendo ser consumida em forma de suco, cozida ou crua em saladas, tem benefícios diversos para a saúde.

Se você ainda não conhece, leia este artigo até o final e conheça tudo que o consumo da beterraba pode trazer de bom para seu organismo.

beneficios da beterraba

  • Extremamente benéfica

A beterraba é uma raiz rica em antioxidantes e tem associação comprovada com a prevenção de alteração e degeneração celular, prevenindo o surgimento de algumas doenças crônicas e até mesmo prevenindo o câncer.

Rica em vitamina C, contém na sua composição o composto conhecido como betalaína, que dá a cor característica dela, possuindo ainda substâncias antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.

Logo abaixo, listarei de forma resumida alguns dos principais benefícios da beterraba para o organismo. Veja com atenção e compreenda que seu consumo tem muito a agregar à sua saúde.

  • Fortalecer o sistema imune

Como é rica em zinco e vitamina C, a beterraba consegue atuar no fortalecimento do sistema imune, já que estes compostos aumentar a produção das células que defendem o organismo.

  • Melhor rendimento para seu treino

Você que faz seu treino na academia, ao consumir beterraba vai ter melhores resultados, isso porque ela ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, desta forma, mais nutrientes chegam até os músculos.

beneficios da beterraba

  • Diminui a pressão arterial

Os nitratos que estão em sua composição auxiliam também no relaxamento dos vasos sanguíneos, assim, melhoram a circulação sanguínea, diminuindo a pressão arterial.

  • Vitaminas no combate da anemia

A beterraba ainda é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C. O ferro presente junto com as vitaminas, atua no combate e prevenção da anemia.

Além disso, as vitaminas B1 e B2 presentes, protegem o sistema nervoso. A saúde dos músculos também é beneficiada, tendo em vista que o cálcio e potássio presentes são extremamente importantes para manter as fibras musculares saudáveis.

  • Previne o envelhecimento da pele

Por conter níveis altos de betalaínas e vitamina C, é possível afirmar sua participação na prevenção do envelhecimento precoce, pois estas substâncias são excelentes antioxidantes e atuam protegendo as células de danos oxidativos.

Ainda é capaz de proteger o coração, controlando o colesterol, reduzindo ainda a absorção de colesterol pelo intestino.

É possível notar os inúmeros benefícios que a beterraba consegue trazer para o organismo. Sendo extremamente benéfico o seu consumo diário.

Como tem participação ativa na melhoria do fluxo sanguíneo pelo corpo, a beterraba também ajuda na manutenção da saúde do cérebro, diminuindo os riscos de alterações cognitivas.

beneficios da beterraba

Agregando seu consumo diário a uma alimentação saudável e balanceada, além de métodos de vida saudáveis, a beterraba é uma importante aliada para manter a homeostase do seu organismo, além de atuar na prevenção de diversas doenças.

Se você ainda não provou, mas tem repulsa por ela, leve em consideração a quantidade de benefícios agregados que ela pode te proporcionar.

E você certamente se tornará adepto do consumo no seu plano alimentar diário.

Comments are closed.