Dieta Atkins funciona mesmo? Ajuda a perder peso?

O foco relacionado à perda de peso se tornou um dos maiores dilemas da sociedade atual. O principal motivo dessa situação esta rotina mais agitada da população eu também a forma com que ela se alimenta. Tudo isso pode trazer consequências sérias para a saúde de cada um deles.

Uma pesquisa relacionada por um instituto Internacional avaliou a forma com que a população do mundo está engordando. O resultado desta pesquisa indicou que o Brasil deverá passar por um aumento na média de peso de sua população de forma até mesmo a tornar isto como um problema de saúde pública.

Os problemas principais relacionados ao fato de estar acima do peso estão relacionados com:

  • Problemas com coração e cardiovasculares.
  • Grandes chances de ocorrência de algum infarto.
  • Possibilidades maiores do desenvolvimento de diabetes.
  • Problemas com o sedentarismo.
  • Em alguns casos mais críticos, grandes possibilidades do desenvolvimento de algum tipo de câncer.

Uma alimentação mais criteriosa

A dieta Atkins é denominada também como dieta da proteína, é uma forma que as pessoas encontraram de evitar os problemas citados anteriormente. Ele foi criado por um profissional cardiovascular chamado Dr. Robert Atkins.

O enfoque deste doutor foi a restrição do consumo de qualquer tipo de carboidrato e a elevação do consumo de gorduras e proteínas durante o dia a dia. Como consequência dessa prática, é possível se obter:

Perda de peso mais rápida

Com a suspensão do consumo de qualquer tipo de carboidrato, a dieta atkins fará com que o corpo comece a utilizar as gorduras acumuladas como fonte de energia no lugar dos carboidratos que foram suspendidos. Desta forma é mais rápido a perda de peso.

Ademais, também é possível ter um melhor controle não apenas nas taxas de glicemia, mas também no controle da quantidade de colesterol e triglicerídeos presentes no seu próprio sangue.

dieta Atkins

Suspensão dos alimentos com carboidratos

Ao analisar os alimentos que são permitidos na dieta atkins, você vai perceber que os que você irá consumir está relacionado com todos aqueles que não possuem nenhum tipo de carboidrato em sua composição, salvo a exceção daqueles com uma quantidade bem reduzida deles como por exemplo:

Ovo e seus derivados

Carne devido a sua grande quantidade de proteínas.

Peixe devido a sua gama de composições boas para a saúde.

Frango que possui muitas proteínas, é o principal componente da dieta de pessoas que frequentam a academia.

Queijos e seus derivados

Manteiga que irá auxiliar nas gorduras que será a nova fonte de energia do seu corpo.

Azeite que é uma boa fonte de gordura boa para o seu organismo.

Castanhas é um dos alimentos com grande teor de gordura.

Sementes que além de terem todos os seus benefícios, também fornece esse combustível para você.

A suspensão dos alimentos compostos de carboidratos não será realizada de maneira constante, isto é, tudo isso será realizado conforme a fase que você estará da dieta arkins. Tome cuidado com a fase com que você está que é muito importante que você siga da forma mais fidedigna possível.

dieta Atkins

As fases da dieta Atkins

Fase 1 – Introdução

Esta primeira fase tem como duração duas semanas e tem como principal característica o consumo de, no máximo, o consumo de apenas 20 gramas de carboidratos ao dia. A liberação desta etapa está nos alimentos que possuem grande quantidade de proteínas como carnes e ovos, e os gordurosos, como queijos e azeite.

Como consequência dessa mudança brusca na forma como você se alimenta, esta fase será o momento em que ocorrerá a mudança mais brusca na sua perda de peso.

Fase 2 – Perda de peso contínua

Nesta segunda fase o consumo de carboidratos está limitado a uma faixa de 40 a 60 gramas ao dia e este aumento deve ser feito de forma graduação correspondente a 5 gramas por semana. Esta fase terá como duração até que seja possível atingir o peso desejado. Pode ser adicionado algumas frutas e até mesmo vegetais no cardápio.

O consumo nesta fase é a mesma realizada anteriormente, porém com a adição de queijos um pouco mais gordurosos, como queijo muçarela, ricota ou até mesmo requeijão e alguns tipos de frutas como mirtilo, melão, framboesa e macadâmia.

A adição de sementes como pistache e nozes podem ser adicionadas também nesta etapa da sua dieta de forma a auxiliar no consumo de gorduras.

Fase 3 – Pré-Manutenção

Nesta fase o consumo de carboidratos pode ser realizado até 70 gramas ao dia. Todavia, é importante perceber se não há um aumento de peso nesta fase da dieta Atkins. Se houver o aumento de peso, é necessário realizar a diminuição de 60 a 65 gramas, até que seja possível encontrar um ponto que equilibre no seu organismo.

Ao encontrar esse ponto, é o fim dessa fase e o começo da próxima.

Como alimentos você vai poder adicionar ao seu cardápio algumas leguminosas como abóbora, as batatas inglesas e doce, mandioca, inhame, feijão, gão de bico, aveia, lentilha, arroz, farelo de aveia e algumas frutas como maçã, cereja, banana, uva, kiwi, goiaba, pêssego, manga, melancia e ameixa.

Fase 4 – Manutenção

O carboidrato que será consumido nessa fase será a que te mantem no peso estável que foi obtida na fase anterior. Após esta fase a dieta Atkins se tornou um estilo de vida. A partir deste ponto é importante seguir com a manutenção de seu peso e sua saúde.

dieta Atkins

Informação importante

Essa dieta atkins é uma nova forma de poder não apenas emagrecer, mas também ter uma saúde e modo de vida melhores. Porém é importante salientar que para que seja possível a realização dessa dieta Atkins, é importante que você vá consultar um profissional de saúde e nutricionista antes de iniciar essa dieta.

Apenas com o auxílio de um especialista, será possível realizar a dieta Atkins da forma mais correta possível. Ele poderá te orientar melhor a forma mais adequada de você realizar cada uma das etapas e as quantidades que você poderá comer de forma mais precisa principalmente devido a mudança brusca ocasionada pelo começo da dieta Atkins.

Comments are closed.