Como realizar a dieta cetogênica? O que pode comer?

No texto de hoje eu vou te indicar uma forma de emagrecer mais prática. Irei apresentar uma dieta que não tem nenhum tipo de complicações e que não fará com que você engorde no final dela. Estou falando da dieta cetogênica.

Esta dieta é caracterizada pelo corte quase que total de todos os alimentos que são compostos por carboidratos como por exemplo pão e macarrão e aumentar o consumo de todos os alimentos que são ricos em gorduras boas. Tudo isso sem abandonar as proteínas na sua alimentação.

Esta dieta muito útil para poder não apenas perder peso, mas também poder usar as gorduras presentes no seu corpo como energia ao invés dos carboidratos que seriam consumidos através da sua alimentação.

  • É possível evitar e controlar convulsões ou até mesmo crises de epilepsia através dessa dieta.
  • Será possível tratar diversos problemas relacionados à alimentação como por exemplo a diabete do tipo 2, obesidade e, em alguns casos, alguns tipos de câncer que tem como principal característica o consumo de carboidratos pelas células cancerígenas.

Emagrecer é muito importante hoje em dia, porém deve ser feita sempre através da supervisão de um nutricionista. Antes de começar adotar esta dieta, é muito importante que você faça uma avaliação com um profissional devido à forma com que ela é restritiva.

dieta cetogênica

Como realizar a dieta cetogênica?

  • Redução do consumo de carboidratos.

O começo dessa dieta consiste na diminuição drástica do consumo de carboidratos realizados por você diariamente. O mais indicado é que ocorra apenas ou consumo de 20 a 50 g ao dia que representa de 10 a 15% de todas as calorias diárias. Esta quantidade varia conforme sua saúde, tempo de duração e objetivos da pessoa.

  • Aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras.

Para compensar esta redução calórica, é recomendado o aumento do consumo de alimentos compostos principalmente por gorduras. Como por exemplo, coco, amêndoas, nozes e sementes. Este vai sua principal fonte de energia para fazer as suas tarefas diárias.

Qual a diferença dessa dieta com a Low Carb?

As 2 dietas têm como principal objetivo o corte de carboidratos na alimentação diária de cada pessoa, porém existem diferenças entre elas. A principal diferença está no fato de que a dieta low carb não tem a reposição energética oriunda do consumo de gorduras que está presente nesta dieta cetogênica.

dieta cetogênica

Quais são os efeitos colaterais dela?

Não existe nenhum efeito colateral pesado nela. O principal está durante o começo desta dieta setor gênica que é o momento que o organismo passa através de um período de adaptação onde ele se adapta em produzir energia a partir de gordura. Nesta época é possível que você sinta cansaço excessivo e dor de cabeça.

é muito importante que você saiba que essa sensação ocorre apenas no começo da dieta, futuramente ela deixa de existir.

O que é dieta cetogênica cíclica?

Esta dieta cíclica se refere em realizar este processo durante 5 dias consecutivos dos quais são seguidos 2 dias liberados para o seu consumo de alimentos com carboidratos. Esta variação permite que você possa manter essa dieta por muito mais tempo e favorece sua perda de peso.

Cuidado para não abusar durante esses 2 dias. Apesar de poder consumir produtos com carboidratos, não existe nenhuma recomendação em realizar o consumo de doces, bolos e tantos outros alimentos que possuem grandes quantidades de açúcares.

dieta cetogênica

Quais são os alimentos permitidos na dieta cetogênica?

  • Alimentos permitidos:

Carnes, peixes como o salmão, sardinha e truta e ovos

Assim como foi dito anteriormente, estes alimentos são ricos em proteínas e te ajudarão a desenvolver o teu corpo após a diminuição de gorduras presentes nele.

  • Embutidos como por exemplo bacon, chouriço e presunto

Estes alimentos apresentam uma grande quantidade de gordura em sua composição que é importante para a reposição energética realizada durante o período em que se é realizada a dieta.

  • Azeite de oliva, manteiga e óleo

Este são a matéria prima de muitos alimentos consumidos no dia a dia. Nesta dieta em específico, é importante não abandonar eles devido a presença de boas concentrações de gorduras nelas.

  • Derivados de leite e cremes

Derivados de leite e cremes são alguns dos principais compostos que possuem uma grande quantidade de gordura em sua composição. No caso do leite, priorize o integral que possui mais nata, isto é, gordura do que o desnatado.

  • Sementes e castanhas

Muitas pessoas não sabem, porém as sementes e castanhas são alimentos que possuem grande quantidade de gorduras. Além de te dar mais saúde, vão poder te dar também mais energia para o seu dia a dia.

  • Frutas e vegetais

Apesar de muita gente pensar em cortar as frutas devido elas terem açúcares em sua composição, é muito importante mantê-las aqui. Como você não vai diminuir 100% dos carboidratos, elas são importantes representantes daqueles 10% ditos anteriormente.

  • Molhos

O consumo de molhos é bastante recomendados durante esta dieta. Será importante que ocorra o consumo principalmente de maionese que possui uma grande quantidade de gorduras e a mostarda.

Caso você venha a consumir algum tipo de produto industrializado, é muito importante que você veja em sua composição a quantidade de carboidratos e gorduras que você está comendo com ele. Tudo isso devido à possibilidade de ocorrer um consumo de carboidratos sem que você perceba.

Para quais pessoas essa dieta não é recomendada?

É muito importante que você saiba que mesmo que não existam tantos efeitos colaterais pesados para a pessoa, é necessário realizado acompanhamento médico devido à rigidez nessa dieta.

Ela não é recomendada para pessoas com mais de 65 anos, mulheres em amamentação, grávidas, crianças e adolescentes. Também deve ser evitada por pessoas com diabetes tipo 1, do tipo 2 descontrolados, com risco de cetoacidose, com baixo peso, com alterações cargo vasculares e com histórico de doenças no fígado.

Outro grupo de pessoas tem que tomar cuidado com ela são aquelas com pedra na vesícula ou que possuem algum tipo de tratamento com remédios à base de cortisona.

Comments are closed.