Dieta dukan o que é? Como fazer?

A Dieta dukan se trata de uma dieta que foi dividida em 4 etapas, te permitindo perder cerca de 5 quilos logo na primeira semana. Na primeira fase, você só deve comer alimentos que contenham proteínas e o tempo vai depender do tanto de peso que a pessoa quer perder.

Essa foi uma dieta criada por um médico francês, e é uma ótima opção para quem precisa perder peso de forma rápida e não sabe por onde começa.

Abaixo, conheça o passo a passo das etapas:

  • Para saber quantos dias se deve fazer cada etapa, o médico recomenda:
  • Para quem deseja emagrecer 5 quilos: 1 dia na primeira etapa
  • Para quem quer emagrecer de 6 a 10 quilos: 3 dias na primeira etapa
  • Para quem quer emagrecer 11 a 20 quilos: 7 dias na primeira etapa.

O tempo das primeiras etapas vai durar conforme a perda de peso de cada pessoas, se atente aos detalhes, os únicos doces que podem ser ingeridos durante essa dieta é gelatina, claro que a light e sem açúcar e o pudim de ovos, mas com leite desnatado.

Primeira etapa – Fase de ataque

Nessa primeira etapa o médico permite aos pacientes comer apenas alimentos que sejam ricos em proteínas, sendo proibido qualquer tipo de doce ou carboidrato.

Os alimentos permitidos são: carnes magras que podem ser assadas, grelhadas ou cozidas, mas sem usar gordura, peito de peru defumado, kani, ovos cozidos, leite desnatado, iogurte desnatado ou natural, queijo cottage.

É necessário ingerir 1 colher e meia do farelo de aveia, pois ele aumenta a sensação de saciedade.

Alimentos totalmente proibidos: todo tipo de carboidrato, seja ele, arroz, pão, frutas, doces ou macarrão.

Essa fase deve-se durar de 3 a 7 dias e as pessoas conseguem perder de 3 a 5 quilos.

Dieta dukan

Segunda etapa – Fase de cruzeiro

Durante a segunda etapa é colocado na alimentação alguns legumes e verduras, mas ainda é totalmente proibido o consumo de carboidratos. As verduras e os legumes devem ser comidos crus ou cozidos com sal e água, o único doce permitido nessa etapa é a gelatina light e os temperos usados devem ser limão, ervas, azeite, salsa, alecrim ou vinagre balsâmico.

Os alimentos permitidos nessa etapa são: abobrinha, berinjela, acelga, aipo, alface, cogumelo, pepino, tomate e rabanete

Os alimentos proibidos nessa etapa são: os ricos em carboidratos, frutas e doces.

Essa fase deve ser intercalando comendo 1 dia proteína e no outro proteína, verdura e legumes, até completar 7 dias. Quando for dia de comer só a proteína, você come 1 colher de goji, mas quando for os outros dias, são 2 colheres.

Terceira etapa – Fase de consolidação

Na terceira etapa além dos legumes, verduras e carnes você não pode comer duas porções de frutas ao dia, 1 porção de 40 gramas de qualquer tipo de queijo e 2 fatias de pão.

Nessa etapa está liberado comer 1 porção de carboidrato ao dia, mas somente duas vezes na semana, exemplo: feijão, macarrão, arroz integral. e pode ter duas refeições livres que pode comer qualquer tipo de alimento que já tenha sido permitido durante as outras etapas, acompanhado de uma taça de cerveja ou vinho.

Os alimentos permitidos nessa etapa são: legumes, verduras, proteínas, 2 frutas ao dia, arroz integral, pão integral, macarrão integral e queijo.

Os alimentos proibidos nessa etapa são: macarrão branco, arroz branco, frutas como uva, banana e cereja, todas outras fontes de carboidratos.

Essa etapa deve ter a duração de 10 dias para a cada um quilo que a pessoa queira emagrecer, ou seja, se a pessoa quer perder 10 quilos, a fase deve durar 100 dias.

Dieta dukan

Quarta etapa – fase de estabilização

Durante a etapa quatro, as recomendações são para realizar uma vez na semana a dieta da proteína, parecida com a primeira etapa + 20 minutos de exercícios físicos ao dia, começando a abandonar escadas rolantes e elevadoras, e ingerindo 2 colheres de farelo de aveia por dia.

Os alimentos permitidos nessa etapa são: todo o tipo de alimento, mas é necessário dar preferência aos integrais e comer 3 porções de frutas por dia.

Os alimentos proibidos nessa etapa são: nenhum, pode-se ter uma alimentação normal nessa fase.

É recomendado que nessa dieta a pessoa consuma ao menos 2 litros de água por dia, para que o intestino tenha um bom funcionamento e consiga eliminar as toxinas. Outros líquidos que são bons a serem consumidores é chá, café sem o uso do açúcar ou adoçante, refrigerantes zero, mas tudo isso com moderação;

Precisamos ter em mente que todos os alimentos trazem benefícios e malefícios a nossa saúde e tudo em exagero pode causar danos a nossa saúde. Manter um peso ideal para seu corpo não é somente vantajoso para sua autoestima e autoconfiança, mas também para sua saúde.

Infelizmente com o passar dos anos, o número de pessoas obesas na população mais do que dobrou, fazendo que com muitas desenvolvesse doenças como diabetes, problemas cardíacos, falta de mobilidade e tudo isso vai se agravando com o passar dos anos

Ir atrás de uma melhora na qualidade de vida é importante e com o tempo as pessoas vem prestando atenção nisso e buscando diversas maneiras, o grande problema está naquelas que não preferem alterar e começar a ter uma alimentação mais saudável e acabam escolhendo a opção dos medicamentos.

A grande maioria dos medicamentos vendidos no mercado dos emagrecedores são cheio de componentes químicos e podem causar prejuízos irreversíveis a saúde com seu uso, e as famosas cirurgias além de invasivas e perigosas, são absurdamente caras.

As dietas são as melhores opções, pois você é aquilo que você come, quando começa a optar por uma alimentação mais saudável, tudo muda, sua saúde agradece e seu corpo vai começar a funcionar de maneira correta, a Dieta dukan realmente te faz perder peso, de forma saudável.

Comments are closed.