Dieta Low Carb o que é? Vale a pena?

A dieta low carb é uma forma de perder peso muito conhecida entre as celebridades, é uma forma de alimentação onde é retirada o consumo de carboidratos macarrão, pão, tapioca e o aumento o consumo de proteínas como ovo, frango enfim as gorduras de boa qualidade que vem das nozes, azeite, abacate, por exemplo.

Essa dieta é uma incrível opção para conseguir emagrecer mas de forma mais saudável com a colocação de vegetais que não tenham carboidrato mas sim muita fibra, como o espinafre e chuchu, devido ao aumento da qualidade dos alimentos ricos em proteína como carnes magras, peixes, ovos e gorduras boas que ajudam a aumentar a saciedade.

A dieta low carb aumenta a ingestão de vegetais, frutas e castanhas que são potentes antioxidantes, mineiras e vitaminas que vão auxiliara diminuir o nível do colesterol, açúcar no sangue e triglicerídeos, ajudando a prevenir as doenças como obesidade, diabetes e infarto.

Na dieta low carb os alimentos que são ricos em gordura, industrializados como soverte, bacon, batata frita, biscoitos e bebidas alcoólicas que devem ser totalmente evitados, pois eles causam o aumento do peso e ajudam com o aparecimento de doenças como esteatose hepática, obesidade, câncer etc.

Quais os principais benefícios da dieta low carb?

Para seguir uma dieta low carb ela pode trazer inúmeras vantagens para sua saúde como:

  • Controlar a fome, com o aumento das fibras, gorduras e proteínas ajuda a controlar a fome por muito mais tempo.
  • Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos presente no sangue, assim como reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e aumentando o nível do colesterol bom HDL.
  • Ajudar no controle da diabetes, pois vai conseguir manter baixo os níveis de açúcar do sangue.
  • Melhorar o funcionamento do intestino, por se tratar de uma dieta rica na concentração de fibras.
  • Favorecer a perda de peso, devido a eliminação de calorias e o aumento do consumo de fibras.
  • Combater a retenção de líquidos, como essa dieta contém muita água e mineiras eles aumentam a produção da urina, reduzindo o excesso de líquido que fica armazenado no nosso corpo.

Para que você faça a dieta de maneira correta é indispensável o acompanhamento de uma nutricionista para que seja feito um cardápio de acordo com a necessidade do seu corpo para ingestão de cada item que compõe a dieta.

dieta low carb

Mas afinal, quais alimentos são permitidos durante a dieta?

Os alimentos que podem ser ingeridos durante a dieta low carb são:

  • Sementes em geral, girassol, gergelim, semente da abobora, chia e linhaça
  • Vegetais em pouco quantidade, rúcula, couve-flor, chuchu, tomate e alface.
  • Castanhas, castanha do Pará, amêndoas, amendoim, nozes.
  • Frutas frescas e inteiras, limão, kiwi, caju, goiaba, mamão, ameixa.
  • Leites e os derivados, iogurtes e queijos.
  • Proteínas magras, especialmente peru, frango totalmente sem pele.
  • Bebidas, chá e açúcar sem açúcar ou adoçante.
  • Peixes, de preferência os mais gordos como sardinha, atum, truta e salmão.
  • Gorduras boas, como manteiga, óleo de coco e azeite.

No caso do leite ele pode ser substituído por leite de coco ou o de amêndoa, pois a quantidade de carboidratos é mais baixa. É muito importante durante o processo da dieta tomar de 2 a 3 litros de água ao dia.

Alguns dos alimentos que possuem uma quantidade média de carboidratos podem ser colocados ou não na dieta, como lentilha, arroz integral, feijão, aipim, batata, inhame, abobora e batata doce.

E os alimentos proibidos na dieta?

Na dieta low carb também é importante ter cuidado e evitar alguns alimentos que possuem alta concentração de carboidratos, pois acabam prejudicando a dieta. Alguns tipos de alimentos que devem ser evitados são:

  • Farinhas:farinha de trigo e branca, e todos os alimentos que derivam dela como bolos, panquecas, biscoitos e pão.
  • Cereais: macarrão, farofa, cuscuz, arroz branco.
  • Açúcar Sucos de frutas que são industrializados, doces, adoçantes, refrigerantes.
  • Frutas secas: ameixa, damasco e passas.

Além desses alimentos que possuem muito carboidrato, é necessário retirar da alimentação também os industrializados, como biscoitos e pizza e os que possuem a gordura ruim, como sorvete, linguiça, margarinas, bacon, batata frita e bebidas alcoólicas.

Uma dica bem interessante é manter a dieta low carb pelo tempo que achar necessário e que foi indicado pelo seu profissional, mas sempre a fazendo de maneira correta.

dieta low carb

Como fazer a dieta low carb?

Para você começar a sua dieta low carb, retira totalmente os carboidratos, é o primeiro passo, não comer alimentos que tenham muito açúcar, ou farinha branca, refrigerantes e doces. Dependendo da quantidade de carboidratos presentes na dieta, talvez também seja necessário retirar alimentos como aveia, arroz, macarrão, pão etc.

Em uma alimentação comum, em média as pessoas consomem 250 gramas de carboidratos ao dia, já durante o período da dieta o foco é colocar de 130 a 200 gramas de carboidratos por dia, o que vai valer como se fosse a ingestão de uma 1 banana prata, 200 gramas de um iogurte natural integral, duas colheres de sopa de aveia e 2 de sopa de mel, um lanche durante a manhã e outro durante a tarde.

Uma vez que sue organismo está acostumado com uma grande ingestão de carboidratos, a dieta low carb deve ser feita aos poucos para que seu organismo consiga se adaptar e não tenha sintomas como tontura, dores de cabeça ou alterações no humor.

Durante o tempo que estiver fazendo a dieta low carb é extremamente importante que faça no mínimo três refeições por dia, pois quando você come em porções menores aumenta a sensação de saciedade.

A dieta low carb é uma incrível opção para você que quer perder peso de maneira rápida e saudável, tenha sempre o acompanhamento de um nutricionista que possa dar as coordenadas corretas para o processo da perda de peso.

Caso você tenha ficado interessado, procure seu profissional de confiança e comece já sua dieta.

Comments are closed.