Dieta Paleolítica Emagrece Mesmo?

Dieta paleolitica que pode ser chamada de dieta paleo, tem como base uma alimentação que nossos ancestrais usavam na idade da pedra, que se baseava em caça e atualmente tem sido usada como base para uma dieta com alimentos retirados da natureza, evitando comida industrializada e que causam mal a saúde.

Essa dieta é indicada para quem deseja abaixar o peso e controlar os níveis de açúcar do sangue, fazendo algumas mudanças no estilo de vida.  A dieta paleolitica tem como principal ponto ter uma alimentação com comidas frescas e naturais, sendo rica em gorduras saudáveis coo carnes de baixo teor de gordura, nozes, marisco e peixe.

É importante ressaltar que esse tipo de dieta não serve para todas as pessoas, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista para que seja feita uma avaliação totalmente individual, que vai ser criado um plano alimentar que se enquadre nas suas condições.

Mas afinal, como funciona a dieta paleolítica?

Na dieta paleolitica é indicado o consumo de alimentos naturais e que possuem origem vegetal e animal, pois elas fornecem nutrientes que seu organismo precisa para ter um bom funcionamento. Não existe um período correto para seguir a dieta, isso porque ela é feita com base somente em ingredientes naturais, porém antes de iniciar, é importante consultar um profissional.

Isso porque se trata de uma alimentação que é rica em proteínas e para quem sofre com problemas como osteoporose ou problemas nos rins pode não ser uma dieta adequada. Os alimentos que está nessa dieta são riscos em vitaminas, proteínas, fibras e minerais, podendo ajudar a diminuir o risco de doenças crônicas pois evita que ocorre deposição de gorduras nos vasos e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, já que possui uma alta concentração de fibra.

Além do mais, ela também pode ajudar no processo de desenvolvimento dos músculos e na perda de gordura, pois devido as fibras se proteínas você terá uma maior sensação de saciedade e a aceleração do metabolismo.

dieta paleolitica

Qual a diferença entre a dieta paleolitica e a low carb?

O principal ponto na diferença entre as duas dietas é que na dieta paleolítica você deve evitar qualquer tipo de grão rico em carboidrato, como trigo, aveia, arroz, milho, enquanto na dieta low carb esses grãos podem ser consumidos algumas vezes na semana, em pequenas quantidades.

Além do mais, a dieta low carb também permite o consumo de alimentos processados, desde que não tenham açúcar, carboidratos ou farinha, já a dieta paleolitica é indicado reduzir ao máximo o consumo dos alimentos industrializados.

O que comer na dieta paleolítica?

Nessa dieta você deve incluir alimentos que são retirados da natureza em seu cardápio, é importante consumir, maça, laranja, abacaxi, pera, banana, além de outros alimentos importantes que devem fazer parte da dieta como:

  • Legumes: pimentão, abobora, abobrinha, berinjela, cenoura.
  • Raízes e tubérculos: batata doce, mandioca, inhame, batata.
  • Vegetais: rúcula, espinafre, alface e acelga.
  • Frutos secos: castanha do Pará, avelãs, pistache, nozes, castanha de caju, gergelim, macadâmia, abobora e semelhantes de girassol.
  • Carnes com baixo teor de gordura: mariscos, frango, peixes, carne de cordeiro, peru, fígado, carne de cabra, tutano, língua.
  • Café e chás: sendo 1 vez por dia e sem açúcar ou adoçante.
  • Azeites: linhaça, abacate ou oliva.

Os alimentos que devem fazer parte da dieta paleolítica devem ser ditos por um especialista, para evitar que ocorra a falta de nutrientes e complicações, como perda de cálcio, confusão mental, desmaios, problemas nos rins, por exemplo.

Quais alimentos devem ser evitados?

Na dieta paleolitica devem ser evitados alimentos como:

  • Carnes gordurosas: mortadela, pele de peru e de frango, salsinha, calabresa, conservas de carne, salame, porco e costelinha.
  • Leite e derivados, creme de leite, manteiga, iogurte, leite condensado, queijos e sorvete.
  • Cereais e alimentos que os contenham: milho, cevada, trigo, arroz, quinoa.

Açúcares e qualquer alimento ou preparação que contenha açúcar, como sucos, biscoitos, refrigerantes, bolos.

  • Alimentos processadose empacotados;
  • Sale alimentos que o contenham.
  • Grãos: feião, soja, ervilhas, lentilhas, amendoim.

Dependendo de cada pessoa é possível modificar a dieta paleolítica, tem pessoa que pode comer determinadas coisas que outras já não podem, isso porque cada organismo funciona de uma forma, por isso é tão importante que tenha uma avalição individual de cada pessoa antes de iniciar a dieta.

A quantidade de alimentos presentes no cardápio da dieta paleolitica pode mudar dependendo do sexo, idade, atividade física, se a pessoa tem alguma doença ou não, por isso é necessário que tenha cuidado e não siga o cardápio criado baseado nas condições da saúde de outra pessoa.

É comum você ser ideia de cardápios na internet e resolver seguir, sem antes conversar com seu médico, para receber as devidas orientações, além do mais, é necessário beber muita água e praticar exercícios regularmente para manter a saúde em dia.

dieta paleolitica

 

Mas afinal, a dieta paleolitica emagrece mesmo? Vale a pena?

Sim, devido a dieta paleolitica ter sua base coma alimentos somente retirados da natureza, ela se torna bem saudável, fazendo com que nosso corpo se adapte e acelera o metabolismo, realizando a queima mais rápida da gordura armazenada e fazendo com que perdemos peso.

Milhares de pessoas pesquisam todos os dias sobre essa dieta, muitas celebridades já perderam muito peso usando a dieta paleolitica como forma de emagrecimento, conciliando com exercícios físicos e bebendo mais de 2 litros de água todos os dias.

Na internet existe uma infinidade de receitas legais para se preparar enquanto você está fazendo a dieta, é preciso quebrar esse paradigma de toda dieta você vai passar fome, pois isso serve para aqueles que são restritivas e que você não pode comer praticamente nada e ainda causam mal a saúde.

A dieta paleolitica realmente fará com que você tenha uma alimentação saudável, regulando os níveis de açúcar do seu sangue e evitando que ocorra o sobrepeso, que pode causar diversas doenças, como diabetes e doenças cardíacas. Atualmente a dieta paleolitica é a mais indicado e recomendado entre os especialistas para quem deseja perder peso de forma saudável.

Comments are closed.