Dieta vegana emagrece mesmo?

Emagrecer se tornou um dos maiores dilemas da nossa sociedade. Muitas dietas surgiram para auxiliar nesse desafio de emagrecer, como a dieta vegana. Com os problemas relacionados a falta de tempo ou até mesmo uma alimentação pouco saudável, ter uma saúde física se tornou um um grande problema.

Diversas pesquisas de órgãos mais renomados do país na área de saúde e emagrecimento indicou que o Brasil passará por um tipo de mudança brusca relacionada ao padrão físico de seus cidadãos. De 4 a 5 anos a maioria das pessoas estarão na casa do sobrepeso.

O fato de estar acima do peso pode trazer consequências para sua saúde como:

  • Problemas oriundos do coração como os cardiovasculares;
  • Desenvolvimento deu uma vida sedentária;
  • Em casos muito mais críticos, maior possibilidade de desenvolvimento de câncer;
  • Maiores chances de se desenvolver diabetes;
  • Grandes chances da existência de infartos.

Uma nova forma de vida

Uma forma de alimentação que está conquistando muitas pessoas ao redor do mundo e está relacionada não apenas as mudanças em busca de uma alimentação saudável, mas também na concepção de uma vida melhor está relacionada com uma dieta chamada dieta vegana.

Os animais, atualmente, não possuem grandes condições de existência em alguns tipos de lugares. Outros são criados apenas como principal objetivo alimentação de pessoas de forma não ter nenhum tipo dê carinho e condição de vida. Desta forma surge uma nova forma de se alimentar que propicia o bem-estar animal e o seu.

A dieta vegana se baseia na eliminação de qualquer tipo de produto que tenha de alguma forma uma origem animal.

dieta vegana

Diminuição do consumo de gorduras

Como você não vai estar mais se alimentando com nenhum produto derivado de animais, não existirá no seu cardápio grandes quantidades de gorduras que é costumeiramente viriam de alimentos como carnes ou ultra processados.

Preservação da vida animal

Com a adoção da dieta vegana, você vai estar colaborando para a diminuição dos maus tratos que os animais sofrem durante o processo produtivo de algum alimento oriundo dos animais. Com o advento das tecnologias, muitas empresas do ramo alimentício não adotam medidas para preservar as condições dos animais.

Ademais, a tecnologia atual foi capaz de criar imitações de produtos que são oriundos de animais que possuem as mesmas texturas e os mesmos gostos dos produtos que vieram de algum animal, todavia feitos de planta. Tudo isso te proporciona uma melhor transição para esta nova forma de vida.

Adoção de produtos mais saudáveis

Ao abolir os produtos oriundos de animais, é um primeiro passo para começar a ter produtos mais diversos sem perder esse toque natural que estará presente no seu prato a partir de agora.

Qual a diferença entre a dieta vegana e a vegetariana?

Muitas pessoas acabam se confundindo entre a definição das duas modalidades de dieta, porém ambas são simples de entender. A dieta vegetariana tem como principal objetivo abolição de qualquer tipo de carne em suas refeições, porém ainda consome outros produtos de origem animal como frangos, leite e ovos.

Já a dieta vegana está mais relacionado com a abolição de quaisquer produtos que tem alguma relação com animais. Isso significa que até mesmo frango, leite e ovos estão fora do cardápio das pessoas que desejam seguir com essa dieta.

Como é começar nesta dieta vegana?

Para as pessoas que iniciam a dieta vegana é um verdadeiro desafio suspender e saber quais são os produtos que não possuem origem animal. É muito importante que você fique atento às principais características que citarei aqui.

Carência de nutrientes

Tome cuidado quando você for iniciar a dieta vegana para que você não tenha carência de algum nutriente importante que está presente tem produtos de origem animal. O seu principal dilema nesse ponto será a questão das proteínas que eram muito presentes nos alimentos como carne.

Por esta razão é muito importante que você começa aos poucos a suspender cada um destes produtos da sua mesa. Desta forma você vai poder fazer com que o seu corpo se acostume com a ausência deles. Todavia, importante que você vá substituindo cada um deles por um produto relacionado a vegetais, frutas e grãos.

Uma gama de variedade de produtos

A dieta vegana não fará com que você passe fome. Os veganos possuem uma grande variedade de produtos que podem ser combinados de forma a surgirem pratos maravilhosos e deliciosos. Alguns deles possuem até gosto de carne e a mesma textura.

dieta vegana

 

Cuidado com os produtos naturais com agrotóxicos

Não é apenas por causa que o produto não possui origem animal que necessariamente é saudável. Tome muito cuidado com os produtos que até não tenho uma procedência de animais, porém está presente no mercado comum.

Tudo isso está relacionado com o fato de que estes produtos de mercado são oriundos de empresas que fabricam um grande lote, isto significa que é necessário o uso de produtos nocivos como transgênicos e agrotóxicos.

Para que você possa ter uma dieta saudável e sem se preocupar se está comendo algo nocivo para você, é muito importante que seja adotado os produtos feitos de forma orgânica. Existem diversas feiras e mercados que adotam produtos oriundos de pequenas fazendas que não utilizam nenhum destes produtos químicos.

Consulte sempre um profissional de saúde

Antes de poder iniciar a sua dieta vegana e começar a perder não apenas peso, mas também ter uma consciência muito melhor com a causa animal, é muito importante que você faça uma checagem com médicos e especialistas de sua confiança.

Somente ele poderá ter um controle melhor sobre como seu corpo está reagindo com essa dieta e te trará algumas recomendações para que você não tenha nenhum dos problemas citados anteriormente como a carência de nutrientes.

Ademais, um nutricionista também é recomendado para te mostrar quais produtos não tem nenhum tipo de procedência animal e qual será a quantidade deles para que não venhas sofrer com nenhum problema oriundo da falta de nutrientes. Desta forma será possível emagrecer de forma saudável e com consciência.

Comments are closed.