Quinoa para que Serve: Confira Todos Detalhes

Hoje falaremos sobre a quinoa, que é um cereal considerado um superalimento e é muito indicado e recomendado que você a inclua na sua dieta pois ela possui um valor muito alto de nutrientes, aminoácidos essenciais e proteínas.

A quinoa possui um sabor muito agradável e pode ser consumida de diversas formas, no jantar, almoço ou no café da manhã. Se você quer saber mais sobre ela e quer saber como prepara-la, continue lendo nossa resenha.

Quinoa para que Serve

Benefícios e propriedades da quinoa

A quinoa é nativa da América do Sul e era muito cultivada e usada pelos povos dos Andes, principalmente na Bolívia e no Peru, há muitos anos. Muitas pessoas consideram o cereal quinoa como um grão andino, pois sempre foi parte da alimentação das pessoas desses locais.

Este cereal é uma ótima fonte de vitaminas, fibras e outros nutrientes muito importantes para nosso organismo, sendo considerada um alimento com maior futuro numa escala mundial feita pela FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

O seu consumo se tornou muito mais popular nos últimos anos, devido a suas fontes nutricionais e seus grandes benefícios para pessoas que a consomem.

Quinoa para que Serve

Fonte de ferro, fósforo e zinco

A quinoa é uma perfeita fonte de ferro, zinco e fósforo, que é um componente muito importante para a estrutura de nossos dentes e ossos. Já o ferro ajuda no transporte do oxigênio para todo nosso corpo e o zinco é fundamental para o sistema imunológico.

Rica em Fibra

A quinoa possui um alto teor de fibras e esse é um dos seus grandes benefícios, fazendo muito bem para nosso organismo e saúde.

Fonte de vitaminas

Está é uma das suas maiores propriedades, pois ela oferece um alto valor de vitamina B que possui um uma ação muito importante para nosso corpo, sendo fundamental também para o metabolismo energético, para a função celular e o crescimento. Também é importante para o cérebro e para o sistema nervoso.

Proteínas

A quinoa é formada por aminoácidos sendo 9 deles essenciais, por isso ela é considerada um alimento completo e proteico. Ela possui um equilíbrio de aminoácidos e um teor notável de proteínas. Esses aminoácidos essenciais só podem ser obtidos no corpo por meio de alimentos pois não são produzidos no corpo.

Não contém glúten

A quinoa não contém glúten, dessa forma pode ser consumida por pessoas que possuem alergia a essa proteína ou pessoas que possuem doença celíaca. Porém é aconselhável o acompanhamento médico para determinar se é permitido o consumo dessas pessoas.

A quinoa possui uma composição nutritiva pois é um cereal de grãos integrais, muito fácil de preparar, cozinhar e além disso é muito saborosa. Ela pode ser encontrada em versão em pó, mas também pode ser vendida em grão inteiro, porém em ambos casos possui seus nutrientes preservados.

Quinoa para que Serve

Podendo ser consumida em saladas, substituindo a farinha de trigo, consumida com leite ou iogurte, misturada em sucos ou vitaminas, com furtas, do jeito que você mais gostar, de todas formas ela garante seus benefícios.

Comments are closed.